quinta-feira, 20 de junho de 2013

No AM, polícia lança tecnologia para melhorar contato com população

'Disque Ronda' conta com portal e aplicativo para dispositivos móveis.
População poderá ter acesso às informações para acionar Ronda no Bairro.
Adneison SeverianoDo G1 AM
Aplicativo do Ronda no Bairro pode ser instalado gratuitamente (Foto: Adneison Severiano G1/AM)Aplicativo do Ronda no Bairro pode ser instalado gratuitamente (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
A população de Manaus ganhou um novo aliado tecnológico, que apoiará a Polícia Militar do Amazonas na segurança pública da capital. Trata-se do 'Disque Ronda', que passa a oferecer informações na internet através do portal do Programa Ronda no Bairro, além de um aplicativo gratuito para celulares e outros dispositivos móveis. Os sistemas foram lançados oficialmente pelo governo do estado na manhã desta quarta-feira (19) e somente o aplicativo já alcançou a marca de 16 mil downloads.
Nos últimos seis meses, uma equipe de especialistas amazonenses da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) trabalhou na criação do aplicativo Ronda no Bairro, que tem versões para sistemas operacionais Android e iOS.
Túlio Demasi, chefe da Divisão de Tecnologia da Prodam e coordenador da equipe que elaborou os dois sistemas, contou que a tecnologia e o conhecimento utilizados na criação do aplicativo são amazonenses. Segundo ele, esse é o primeiro aplicativo voltado à segurança pública oferecido por um governo no Brasil, embora exista uma iniciativa semelhante oferecida por um jornal em Fortaleza (Ceará).
"Usamos a mais alta tecnologia para criar o aplicativo, que oferece o suporte para localizar o onde a pessoa que solicitou policiamento está. Além disso, o aplicativo está ligado ao banco de dados de segurança pública da Prodam, oferecendo dessa forma o telefone da viatura da polícia que está mais próxima do local onde o solicitante permanece. A ideia é aproximar o cidadão da polícia", explicou Túlio Demasi.
O dispositivo móvel e portal Ronda no Bairro dispõem dos números de telefone de todos os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e respectivos delegados titulares, das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) e os respectivos comandantes. O sistema ainda está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) na capital. Os responsáveis pelos sistemas afirmam que as informações são oficiais e atualizadas.
Equipe da Prodam responsável pela criação do portal e aplicativo do Programa Ronda no Bairro destacou possibilidade das ferramentas, em Manaus (Foto: Adneison Severiano G1/AM)Equipe da Prodam responsável pela criação do portal e aplicativo do Programa Ronda no Bairro destacou possibilidade das ferramentas, em Manaus (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
De acordo com a Prodam, o aplicativo pode ser instalado em celulares, tablets, smartphones, netbooks e outros aparelhos móveis. No caso, dos dispositivos com tecnologia Android e iOS o acesso ao aplicativo será online, o que permite acessar os dados de forma atualizada e a utilização do GPS do aparelho como localizador pela Polícia Militar. O aplicativo também poderá ser usado quando os aparelhos móveis estiverem sem acesso à internet no modo de funcionamento off line.
"O aplicativo foi desenvolvido para atender o máximo de pessoas com celulares de maior e menor capacidade tecnológica. Se a pessoa tiver GPS e internet poderá verificar os mapas e informações online. Caso contrário há possibilidade de ter acesso às informações do banco de dados interno após instalar o aplicativo", destacou o coordenador da equipe de criação.
Para auxiliar os usuários que encontrarem dificuldade de uso do aplicativo, as versões mobile contam com sistema 'Help', que servirá para orientação com 15 telas demonstrando como utilizar os recursos do 'Disque Ronda' no aparelho móvel. No site do Ronda no Bairro, o internauta tem a opção ainda de visualizar o itinerário que deverá ser percorrido para chegar ao Distrito Integrado de Polícia (DIP) desejado: basta indicar no mapa o ponto de partida e o sistema mostrará o percurso.
Aplicativo identifica localização e indica postos de polícia vizinhos (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Aplicativo identifica localização e indica postos de polícia vizinhos (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
O secretário executivo-adjunto do Programa Ronda no Bairro, coronel Amadeu Soares, enfatizou que o sistema é mais um compromisso para transparência dos envolvidos na iniciativa ostensiva do policiamento. Ele espera que o sistema contribua para redução do volume de trotes recebidos pela polícia.
"A população de Manaus terá mais facilidade porque é uma porta que abrimos. Além da emergência, esperamos que a população use os sistemas para denunciar os crimes antes que eles aconteçam. Esses sistemas estão ligados à base cartográfica da Prodam e ao Ciops, que garante a localização de onde a pessoa está e disponibiliza de imediato o telefone da viatura do setor para contato. O uso do GPS como localizador pode ser muito importante em casos de seqüestros, por exemplo", ressaltou coronel Amadeu.
Instalação
Os usuários do sistema Android podem fazer o download do aplicativo gratuitamente na loja virtual Google Play Store. Já os interessados que possuem aparelhos da Apple terão acesso ao sistema na versão para iOs através da loja virtual APP Store.
Desde último sábado (15), quando passou a ser disponibilizado, o aplicativo Ronda no Bairro foi instalado por 16 mil usuários. Conforme a Prodam, tem sido registrada uma média de 170 instalações do aplicativo por hora e o aplicativo tem sido bem avaliado pelos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário