sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prefeitura de Fortaleza anuncia nesta sexta se haverá feriados na Copa

Prefeito Roberto Cláudio está ouvindo setor patronal e trabalhadores.
Fortaleza receberá seis jogos, três deles ocorrem no fim de semana.

Do G1 CE
Castelão (Foto: Divulgação)Arena Castelão será palco de seis jogos da Copa
do Mundo 2014
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deve anunciar nesta sexta-feira (16) se Fortaleza terá, ou não, feriados nos dias de jogos da Copa do Mundo 2014. De acordo com o prefeito, vários setores do comércio, indústria e de sindicatos do trabalhadores estão sendo ouvidos para que a decisão seja tomada. Conforme a Lei da Copa, cabe aos estados e as cidades-sede definirem se será feriado ou estipulado ponto facultativo nos dias de jogos. "O setor patronal do comércio e da indústria têm argüido, com muita propriedade, que muitos feriados na cidade irão causar um desaquecimento na economia e reduzir as próprias oportunidades econômicas que a Copa traz", diz o prefeito.
Por outro lado, os trabalhadores, por meio de suas entidades representativas,  defendem os feriados. "Os trabalhadores também têm argüido o direito de poder celebrar e curtir a Copa do Mundo e assistir os jogos - principalmente os do Brasil - que é um direito muito legítimo", pondera o prefeito. Fortaleza receberá seis jogos da Copa do Mundo. Destes, Uruguai x Costa Rica, Alemanha x Gana e um dos confrontos das oitavas-de-final serão em finais de semana.
Mas para equilibrar os interesses dos patrões e dos empresários, a Prefeitura de Fortalezaprecisa considerar um terceiro aspecto: a mobilidade urbana. De acordo com o o prefeito, é necessário levar em consideração um plano de mobilidade urbana que seja eficiente durante os os jogos realizados na Arena Castelão, em Fortaleza.
"O nosso plano de mobilidade para a Copa do Mundo prevê, como houve durante a Copa das Confederações, o transporte por ônibus dos bolsões de estacionamento de veículos para o estádio, o que dá mais segurança, mais tranquilidade e melhora o tráfego e o transporte de pessoas para o Castelão". Durante a Copa das Confederações, em 2013, Fortaleza sediou três jogos e teve dois feriados decretados, já que o segundo jogo, entre as seleções da Espanha e da Nigéria, ocorreu em um domingo.
Trabalhadores
Segundo o Ministério do Trabalho, em caso de decretação de feriado, o comércio não precisa, necessariamente, deixar de funcionar. Um acordo entre patrões e empregados pode garantir a abertura das lojas durante os jogos. “O prefeito [de Fortaleza] decretando feriado nos dias de jogos, o sindicato do comércio patronal e o dos trabalhadores podem sentar e negociar o funcionamento nesses dias. Para isso, tem de fazer um aditivo a uma Convenção Coletiva de Trabalho que está em vigor”, explica o Chefe de Fiscalização do Ministério do Trabalho, Luís Alves. O acordo deverá ser homologado pelo Ministério do Trabalho.
Transporte Coletivo
Para o Sindicato das Empresas das Empresas de Transporte Coletivo e Urbano (Sindiônibus) para que não haja problemas, é necessário que alguns setores parem. “Nos dias de jogos em Fortaleza vamos ter três que caem em sábado e domingo. Nos três que caem em dias úteis, se a gente não tiver aulas nas instituições de ensino e se tivermos ponto facultativo no serviço público, eu tenho a convicção de que nós teremos como fazer um remanejamento de frota necessária e suficiente para poder atender bem o torcedor que vai se deslocar para o Castelão”, acredita o superintendente técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário