segunda-feira, 9 de junho de 2014

Gate apresenta robô antibomba

PARA COPA DO MUNDO
Image-0-Artigo-1632381-1
Equipamento foi trazido dos Estados Unidos e custou cerca de R$ 500 mil; ele é capaz de carregar objetos com até 15 quilos
FOTO: ÉRIKA FONSECA
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) prepara operação para os jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, com direito a robô capaz de desarmar bombas à disposição do Esquadrão Antibombas, para evitar ataques explosivos e atentados terroristas.
O trabalho do Antibombas, integrado por seis policiais, com apoio do robô iRobot Pack Bot 510, foi simulado na manhã de ontem, no quartel do Gate em Maracanaú, na CE-065.
O Capitão Cavalcante, Comandante do Gate, admite não esperar que o Esquadrão Antibombas seja acionado, mas, se for, "estará equipado o suficiente" para qualquer ocorrência.
Equipamento
O robô, importado dos Estados Unidos ao custo de R$ 500 mil, suporta carregar objetos com até 15kg. De uma distância de até 3 quilômetros, um policial controla o robô através de um monitor, que mostra imagens obtidas por quatro câmeras.
A máquina ainda conta com um canhão, que ejeta água no objeto suspeito, para desarmá-lo. Segundo o Capital Cavalcante, o produto é "o que há de mais moderno no mundo".
O Gate também se equipou com trajes de proteção do tipo EOD Fragm - SPS 10A, importados da Alemanha. A vestimenta, que pesa 25kg, protege o policial que irá ter contato mais próximo com a possível bomba, a ponto de defender o usuário de uma explosão de até 10kg de escala TNT, a três metros de distância. Um capacete complementa a roupa, pesando 5kg.
Dois conjuntos de cordas e ganchos e dois braços robóticos, para objetos mais pesados do que o suportado pelo robô, completam o material adquirido pelo Gate, especialmente para a Copa do Mundo.
Haverá, ainda, 20 homens em viaturas para atender chamados pela cidade, um pelotão para reforçar a segurança no entorno da Arena Castelão, e a equipe de intervenção tática, com 17 homens, mais voltados para impedir ocorrências com reféns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário