domingo, 22 de março de 2015

Quatro entradas para não deixar um ministério

Resultado de imagem para cid gomes
Se alguém chamá-lo de achacador, você tem ao menos quatro motivos para não perder a calma e apenas dois para processar o mal-educado. Pois não é que, não se sabe bem por quais mistérios da ciência política, uns 300 senão 400 parlamentares foram se enredar justamente nos dois sentidos mais cabeludos do verbete achacar?
E outra: boato ou o Cid queria abandonar o bote?
Por que não se dirigiu aos parlamentares com mais molejo, algo assim:
Salve, salve, galera, blz? Pô, vossas excelências estão putos da vida por quê? Tempestade em copo d’água! Não consultam dicionários? Vejam a entrada 1 do verbete “achacar”, foi nesse sentido que me referi a vossas excelências num bate-papo esperto com a galerinha do Pará. Para com isso, gente boa, achacar é só “aborrecer”, todos nós achacamos alguém de vez em quando, ou não é assim?
ACHACAR
1 causar aborrecimento a; molestar, desagradar
Ex.: A insistência de 300 ou 400 parlamentares por mais diálogo entre Presidência da República e Câmara dos Deputadosachacava a presidenta.
Camaradas, isso é motivo para pedirem minha cabeça? Chega a ser achacador.
Certo, certo, digamos que tenha alguém aqui na Casa ainda meio cabreiro, desconfiado de haver mais caroço nesse angu. E há. Mas igualmente insuficiente para tamanha revolta da parte de vossas excelências. Passem pela entrada dois:
2 apontar defeito em; censurar, tachar; acusar
Exs.: A maioria dos parlamentares achacava o trabalho da equipe econômica.
Alguém achacou o palavreado do ministro de suicida.
Então, excelências, há algo de podre aqui? Qualé, Cunha? Relaxa, bródi.
Ah, e tem mais: quem disse cobras e lagartos só porque não compareci à primeira  convocação desta acolhedora Casa certamente desconhece a entrada de número três:
3 ter achaques; adoecer
Ex.: O então ministro da Educação faltou à primeira convocação da Câmara porque se encontrava achacado em uma cama de hospital.
É por esta e por outras, excelências, que não vejo motivo algum para a disseminação do ódio interpartidário. Mas, se ainda assim querem mesmo que eu saia, o farei à moda antiga, e direi amanhã: “Fi-lo porque qui-lo”, não sem antes entrar de quatro:
dar como motivo; alegar, pretextar
Ex.: achacou inicialmente problemas de saúde para não comparecer à Câmara.
Eis que o chamaram de palhaço, e ele deixa o picadeiro sem uma palavra sequer para fechar de vez as duas últimas entradas disponíveis no excelentíssimo Houaiss:
roubar (alguém) com ameaças, com intimidação
6 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
extorquir dinheiro de (alguém) [para não prender, não multar etc.]
Inversão de valores:
Por que vedar as quatro primeiras entradas para achacadores? Como a política hoje anda meio de ponta-cabeça, suspeito que uns 300 ou 400 senhores deputados, achacados de achacadores, correram a galope alto ao pai dos burros.
Mas, estropiados, deram de cara com a porta dos fundos, a entrada seis. Ainda chegaram à entrada cinco, porém se enfezaram de vez com o ministro, cujas palavras sinceras não ultrapassaram a entrada quatro, afinal o homem é bem-educado.
Enfim, Cid não saiu pela porta dos fundos. Agora, se o ex-ministro resolver morar no exterior, isso pode definitivamente achacar seu incorrigível português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário