quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ministério da Justiça abre vagas para curso 'conciliação e resolução'

Capacitação é destinada, a advogados e gestores de diversas áreas.
O curso de conciliação e resolução de conflitos oferta 1,5 mil vagas.


Do G1 CE com informações da TV Verdes Mares

O Ministério da Justiça está com 1,5 mil vagas abertas para curso sobre conciliação e resolução de conflitos no Ceará. A capacitação é destinada, na modalidade a distância, a advogados, gerentes, prepostos e gestores de diversas áreas de empresas e organizações.

Realizado pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), as inscrições, gratuitas,  podem ser feitas até o dia 21, no endereço eletrônico da Escola Nacional de Mediação e Conciliação. As aulas ocorrerão no período de 18 de maio a 21 de junho, totalizando 30 horas-aula.
Os alunos vão aprender técnicas de comunicação para promover o atendimento de qualidade, atitudes construtivas que podem ser adotadas para se obter um acordo, além de receberem instruções sobre como ajudar na construção de um ambiente propício à negociação produtiva e eficaz.
O curso constará de quatro módulos com os seguintes conteúdos:
Módulo 1 - panorama da autocomposição no brasil. análise do conflito (conceito, causas, funções, espiral). autocomposição e heterocomposição (conceitos, diferenças e semelhanças). conciliação (participantes, objetivos, vantagens, características, procedimento judicial e extrajudicial).
Módulo 2 - análise do conflito. políticas públicas de estímulo à autocomposição; utilização da autocomposição pelas empresas; a importância do representante na condução dos processos autocompositivos.
Módulo 3 - fundamentos de negociação para representantes de empresas conceitos abordagens (objetivos, comportamentos, resultados); negociação baseada em posições;  negociação baseada em interesses; dinâmica e ciclo de negociação; negociação por princípios: separe as pessoas dos problemas; concentre-se nos interesses, não nas posições; gere opções de ganhos mútuos; apresente critérios objetivos; melhor alternativa ao acordo negociado (maana).
Módulo 4 - ferramentas e técnicas de conciliação para representantes de empresas. rapport (conceito, importância, como estabelecer); escuta ativa (conceito, importância, como fazer); validação de sentimentos (conceito, importância, como fazer); comunicação (polarizadora x conciliatória); declaração de abertura do preposto (conteúdo, como fazer); pedido de desculpas (conteúdo, como fazer); e apresentação eficiente de propostas e comunicação sobre a impossibilidade das propostas.
Após a inscrição, a confirmação do aluno será realizada de acordo com os critérios de seleção estabelecidos no edital publicado no site. Os participantes serão certificados. Mais informações por meio do e-mail enam@mj.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário