segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pau da Bandeira cai e mata homem durante festa tradicional

Homem foi encaminhado para o hospital, mas chegou sem vida.
Cícero Ricardo era um dos organizadores do cortejo há 15 anos.

Gioras XerezDo G1 CE
Cícero Ricardo, de 35 anos, morreu na noite deste domingo (31) após ter a cabeça esmagada durante os festejos do "Pau da Bandeira de Santo Antônio", em Barbalha, a 575 Km de Fortaleza. De acordo com os organizadores e amigos da vítima, "Careca", como era conhecido, ajudava a carregar o pau quando este escapou das mãos das pessoas e bateu em sua cabeça. De acordo com a Polícia Militar o acidente aconteceu perto do fim do cortejo, na Rua da Matriz.
O homem foi encaminhado com vida para o Hospital Santo Antônio de Barbalha, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça e morreu antes de dar entrada na unidade hospitalar.
Cícero Ricardo era um dos organizadores do cortejo do "Pau  da Bandeira de Santo Antônio" e participava das festas há 15 anos. Ele trabalhava como porteiro da emergência do Hospital São Vicente. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para descobrir mais detalhes sobre o acidente. Segundo os organizadores, o "Pau  da Bandeira de Santo Antônio", que trata-se de um tronco de angico, mede 23 metros e pesa cerca de duas toneladas.
Tombamento
Realizada oficialmente há 87 anos, a Festa do Pau da Bandeira é patrimônio material brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região.
Pau da Bandeira 8 (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Pau da Bandeira acontece em Barbalha há 87 anos (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário