Na Capital, das oito unidades do INSS, seis agendavam pela internet um atendimento deste tipo. As agências Centro e Messejana não dispunham de marcação para o serviço desejado e a unidade do bairro Damas só disponibilizava o serviço no dia 22 de março, período mais longo reportado pelo sistema para a cidade de Fortaleza.
Já a agência da Desembargador Moreira, na Aldeota, marcava atendimento um dia após solicitado, ou seja, período mais curto para o contribuinte ser atendido nas unidades da Capital.
Contatado pela reportagem, o INSS não informou até o fechamento desta edição o tempo médio de espera para todos os serviços agendáveis no Estado. Atualmente, o Ceará conta com 89 agências, sendo 81 no Interior e oito em Fortaleza.
Interior
No Interior do Estado, segundo a pesquisa direta, a agência de Quixadá apresentou o período mais longo para ser atendido após a consulta. O agendamento nesta unidade seria realizado no dia 16 de abril.
A simulação levou em consideração as agências nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Jaguaribe, além de Quixadá.
No Crato, o atendimento seria feito no dia seguinte à pesquisa (16 de janeiro), seguido de Itapipoca (17/1), Juazeiro do Norte (26/1). Limoeiro do Norte e Sobral nos dias 21 e 23 de fevereiro, respectivamente. E em Jaguaribe o contribuinte seria atendido no dia 6 de março.
RMF
Além de Caucaia, na RMF, a pesquisa direta também foi feita nos municípios de Maracanaú e Maranguape. Na primeira cidade, com duas unidades do INSS disponíveis para este tipo de atendimento, os serviços estavam aptos para marcação nos dias 14 e 26 de março, nas agências Pacatuba e Maracanaú. Já em Maranguape, o agendamento estava disponível para o dia 21 de março.
Serviços
Cerca de 27 serviços podem ser agendados atualmente pelo site do INSS. Os principais são "Aposentadoria por Idade Urbana e Rural" e "Aposentadoria por Tempo de Contribuição", mas existem outros como: "Benefício Assistencial do Idoso"; "Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência"; "Pensão"; "Salário Maternidade"; e "Seguro Desemprego do Pescador Artesanal".
Um dos serviços cujo agendamento também podia ser feito online é a "Atualização de Cadastro", mas, desde 2016, essa deixou de ser uma opção para os segurados. Segundo o Instituto, a atualização do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é realizada presencialmente, nas agências, no momento do pedido da aposentadoria ou de qualquer outro benefício.
Ferramenta
O INSS disponibiliza ainda uma ferramenta para facilitar o atendimento dos segurados. O site Meu INSS (meu.Inss.Gov.Br) pode ser acessado por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas, de acordo com o órgão.
"No Meu INSS, o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Na ferramenta também estão disponíveis o histórico de crédito, carta de concessão, declaração do benefício (Consta/Nada Consta), declaração de regularidade do contribuinte individual e consulta à revisão de benefício - Artigo 29. Além disso, é possível encontrar uma agência do INSS mais próxima e agendar atendimento", informa.
A ideia é que o segurado seja diretamente notificado sobre informações como pagamento de benefícios, exigência de documentos e possibilidade de aposentadoria próxima.
Agência Digital
Conforme o INSS, outra vertente da nova forma de atendimento que está sendo pensada no INSS é a Agência Digital, em que os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papeis ou processos físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário